quinta-feira, 11 de julho de 2013

Hidratar os cabelos em casa (Dicas Sou Mulher Moderna)

Um dos cuidados básicos para o cabelo é a hidratação. Ela é necessária para manter o fio saudável e perfeito. Neste artigo iremos mostrar algumas dicas de como fazer a hidratação em casa, usando produtos próprios comprados, e também, algumas receitas caseiras. Um dos pontos fundamentais na hora de hidratar os cabelos em casa passa por saber qual a hidratação mais adequada ao seu tipo cabelo. Como poderá ler noutro artigo deste site, cada tipo de cabelo tem características únicas, e para as quais necessitam de cuidados diferentes. A hidratação é um desses pontos. Assim, seja um produto da loja, ou uma receita caseira, deverá ter em conta que a sua composição.
Para cabelos normais, os componentes adequados são as algas, pantenol, ceramidas, proteínas, lanolina e derivados de silicone. Para cabelos oleosos, os constituintes mais apropriados serão o aloé-vera, a bétula, as algas marinhas e o ácido salicílico. Já quanto aos cabelos secos, deverá escolher produtos que tenham na sua composição elementos como o colagénio, o silicone, as ceramidas, o pantenol, a elastina, óleos e extratos, e ainda vitamina E. De seguida deixamos então algumas dicas para hidratar os cabelos em casa
Dica 1
Uma das formas de hidratar os cabelos em casa é através de ampolas de hidratação. Rapidamente e de forma eficiente, irá nutrir os fios de maneira a repor a sua beleza e saúde. Depois da lavagem do cabelo, basta aplicar o produto da ampola no cabelo, massajando-o cuidadosamente. Deixe atuar durante 10 minutos, e passe por água.
Dica 2
Outra maneira de hidratar os cabelos em casa é utilizando máscaras de hidratação. Durante o seu banho, aplique a máscara nos fios. É importante fazê-lo durante o banho, pois o vapor de água irá ajudar a que a camada protectora do fio fique mais permeável, permitindo por isso uma absorção mais rápida e eficaz dos nutrientes da máscara. Depois de deixar agir durante 5 minutos, passe o cabelo por água fria, que além de deixar os fios mais brilhantes, irão promover o fecho da camada protectora, impedindo que espigue facilmente.
Dica 3
O uso de uma máscara nocturna é também uma maneira eficaz de fazer a hidratação em casa. Durante a noite a atividade celular é mais intensa, visto que é durante esse período que o corpo faz a renovação celular. Assim, ao deixar essa máscara aplicada no cabelo durante o seu sono, o cabelo irá absorver mais facilmente os nutrientes.
Dica 4
Uma maneira mais barata e natural é através da aplicação de receitas caseiras. Deixamos aqui uma receita caseira adequada a cada tipo de cabelo.
- Receita para cabelos secos
Ingredientes: meio abacate e clara de um ovo
Para preparar esta receita, descasque o abacate, e coloque-o cortado em pedaços no liquidificador juntamente com a clara de ovo. Bata tudo muito bem, e seguidamente aplique a mistura nos cabelos previamente molhados. Deixe agir durante 20 minutos, envolvido com uma touca térmica (ou uma toalha aquecida). Faça esta hidratação todas as semanas.
Receita para cabelos oleosos
Ingredientes: meio abacaxi e uma colher de chá de óleo de soja.
Para fazer esta máscara, descasque o abacaxi e corte-o em pedaços. Coloque-os no liquidificador juntamente com o óleo de soja, e misture muito bem. Depois, aplique o preparado nos fios molhados, deixando agir durante 20 minutos. Faça esta hidratação uma vez por semana.
Receita para cabelos normais
Ingredientes: meio mamão papaia e 200 ml de água
Comece por descascar o mamão papaia e cortá-lo em pedaços, colocando-os com a água no liquidificador. Bata tudo muito bem, e depois aplique a mistura nos cabelos já molhados. Deixe atuar durante 20 minutos, envolvido com uma touca térmica. Repita esta hidratação todas as semanas


Hidratar cabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário